DESAFIO V – APOSTILA I questionário

Por favor, matricule-se no curso antes de iniciar este teste.
  1. 1. (CEFET-PR) Refere-se à origem das rochas:

    1
    I. As rochas magmáticas intrusivas ou plutônicas formam-se quando o magma atinge a superfície terrestre, resfriando-se rapidamente e dificultando a cristalização dos minerais.
    II. As rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas formam-se no interior da crosta terrestre, num lento processo de resfriamento, que permite a ampla cristalização dos minerais.
    III. As rochas sedimentares, por conterem restos orgânicos como um dos seus constituintes sendo importante para a formação de minerais como o xisto, petróleo e carvão mineral.
  2. 2. A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

    1
  3. 3. (UEPG) Na PA em que a3 = 10 e a6 = 7, a razão vale:

    1
  4. 4. (U.C. SANTOS-SP) As três situações representadas mostram um raio luminoso monocromático incidindo sobre o vidro plano imerso no ar. Pode-se afirmar que:

    1
    03
  5. 5. (ACAFE-SC) São consequências da vinda da família Real para o Brasil, EXCETO:

    1
  6. 6. (UFPR) Tendo em vista diferentes contextos históricos em que predominou a escravidão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas que comparam a escravidão na Roma antiga e a escravidão no período colonial da América portuguesa:

    1
    ( ) Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comércio triangular, enquanto que no período colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dívida.

    ( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funções, sendo utilizados para vários tipos de atividades – afazeres domésticos, comércio e trabalho na agricultura.

    ( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, a escravidão era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas também era questionada por opositores da escravidão dentro das próprias elites.

    ( ) Na Roma antiga, as rebeliões de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condições e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no período colonial brasileiro, as rebeliões eram constantes devido às condições desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  7. 7. Especialistas descrevem a trajetória da psicanalista Melanie Klein em livro “Se perguntássemos aos estudiosos da área qual teria sido, depois de Freud (1856–1939) e ultrapassando-o, o autor que mais contribuiu para que se compreenda o funcionamento psíquico do inconsciente, não haveria dúvidas quanto à resposta: Melanie Klein” (Luís Cláudio Figueiredo e Elisa Maria de Ulhôa Cintra). Melane Klein (1882–1960), psicanalista austríaca, é referenciada como a responsável por lançar as bases e desenvolver a técnica da análise de crianças. De fato, essa menção não é equivocada, porém não faz jus à sua obra. Sua experiência com crianças possibilitou ampliar o campo da clínica psicanalítica para áreas tidas, por Freud, como inacessíveis ao tratamento: pacientes psicóticos e autistas. Mas a austríaca trouxe também um novo estilo de trabalho para o atendimento de pacientes neuróticos adultos. Ou seja, todo o campo foi transformado. Assinale a alternativa que expressa a opinião de Luís Cláudio Figueiredo e Elisa Maria de Ulhôa Cintra sobre Melanie Klein.

    1
  8. 8. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:

    1
  9. 9. A serricornina, utilizada no controle do caruncho-do-fumo, é o feromônio sexual da Lasioderma serricorne. A cadeia dessa estrutura pode ser classificada como:

    1
Voltar para: DESAFIO V – APOSTILA I