Apostilas
Resolução de exercícios
Provas e Conteúdo
Simulados Online
Vestibulares, ENEM e simulados
Desafio
Livros
Investimento
Sobre
Contato
Sugestões
Dúvidas frequentes
Entrar / Registrar
DESAFIO II – APOSTILA II questionário
Início
Teste
DESAFIO II – APOSTILA II questionário
Por favor, matricule-se no
curso
antes de iniciar este teste.
1.
(CESGRANRIO) Uma comparação entre as redes de transporte do Brasil e dos países europeus mostra prontamente a importância que as hidrovias têm para estes últimos. As hidrovias transportam um maior volume de cargas a baixo custo. Por isso, muitos centros urbanos e polos industriais se desenvolveram ao longo dos rios. Considera-se como a mais importante hidrovia europeia ocidental a que aproveita o vale do:
1
Elba.
Tâmisa.
Tejo.
Reno.
Loire.
2.
Leia a seguir um trecho da entrevista da revista Veja com o historiador inglês Paul Johnson: Veja – O senhor escreveu que o desenvolvimento social e tecnológico humano não avançou tanto quanto poderia por causa da eterna batalha entre duas forças antagônicas do homem: sua criatividade e sua capacidade de crítica e destruição. Como assim? Johnson – Os seres humanos são naturalmente criativos. Amam criar. Também são apaixonados pela destruição e pela crítica. Acredito que todas as artes – sendo que considero formas de arte a política, o desenvolvimento tecnológico, econômico e social, assim como a pintura e a literatura – necessitam dessas duas forças antagônicas. É a tese, a antítese e a síntese. Mas é vital que a criatividade, a tese, supere seu adversário e vença, pois só ela pode garantir o progresso. Não tenho dúvida de que, se houvesse apenas a criatividade, a humanidade teria avançado muito mais rapidamente. Veja – O senhor afirma que o homem é propenso a encontrar razões científicas ou morais para frear a criatividade. O que o leva a agir dessa forma? Johnson – O medo. Esse é, com certeza, o maior estimulador do atraso. É o medo, por exemplo, que impede muitos países de usar energia nuclear de forma consciente em substituição a outras fontes de energia. Por causa de pretensos defensores da humanidade, impediu-se a construção de usinas nucleares nos Estados Unidos e na Inglaterra. Se bem usada, essa energia poderia minimizar os impactos energéticos do crescimento econômico da China e da Índia, que provocaram escassez de petróleo. Veja – Como o senhor definiria um homem criativo? Johnson – É impossível definir criatividade, assim como não se define genialidade. O estudo dos grandes criadores revela dois fatos. O primeiro é que ninguém cria no vácuo. Todas as civilizações evoluem de sociedades anteriores. Também ninguém vira um grande criador por sorte. Todo ato criativo, mesmo quando ele surge num lampejo, é fruto de muito trabalho, estudo e conhecimento. Segundo o texto, é correto afirmar:
1
Para o historiador, o desenvolvimento social e científico é movido pela capacidade crítica.
Johnson julga que as grandes criações resultam em parte da sorte e do acaso.
Para Johnson, a criatividade constitui a tese, a crítica e destruição sua antítese, e a criação artística a síntese.
O autor aponta os riscos do uso da energia nuclear para geração de energia.
Segundo o autor, a genialidade resulta essencialmente das qualidades inatas dos indivíduos.
3.
(FUVEST-SP) Leia atentamente: “Não verás separar ao hábil negro do pesado esmeril a grossa areia, e já brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia.” No texto anterior, o agente da ação expressa pelo verbo se- parar é:
1
a grossa areia.
o hábil negro.
ela (oculto).
ele (oculto).
tu (oculto).
4.
(UFOP) No desenvolvimento embrionário dos animais, existem etapas características nas quais ocorrem processos mais ou menos semelhantes. Observe que há uma sequência cronológica igual para todos os grupos zoológicos, traduzindo a “origem comum” dos metazoários. Os principais “momentos” pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são: 1. Segmentação. 2. Mórula. 3. Blástula. 4. Gástrula. 5. Nêurula. Para você visualizar o que ocorre em cada uma dessas fases, basta relacioná-las corretamente com o eventos abaixo. A. Formação do tubo neural. B. Proliferação do ovo originando os blastômeros. C. Micrômeros e macrômeros envolvendo pequena cavidade central. D. Intensas modificações dos blastômeros originando três folhetos embrionários. E. Formação de uma estrutura esférica e maciça. Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos “momentos” do desenvolvimento embrionário.
1
1E, 2B, 3A, 4D, 5C.
1C, 2D, 3A, 4E, 5B.
1B, 2E, 3C, 4D, 5A.
1A, 2C, 3E, 4B, 5D.
1D, 2A, 3E, 4B, 5C.
5.
(FGV) O Concilio de Trento, um dos mais importantes da história da Igreja, foi convocado com o objetivo principal de redefinir as doutrinas da fé católica. Dentre as consequências diretas ou indiretas estão:
1
A redação da encíclica Humanae Vitae pelo Papa Pio XII, e a tendência ao ecumenismo religioso.
A censura dos livros a fim de evitar a propagação das ideias consideradas heréticas, o fortalecimento e expansão da Companhia de Jesus.
A condenação das ideias heréticas do monge beneditino Inácio de Loyola, e o fim do dogma sobre a infalibilidade papal.
O surgimento da Teologia da Libertação, e a expansão e fortalecimento da ordem dos cistercienses.
A aceitação de algumas críticas oriundas as reforma protestante sobre dogmas da igreja, e a rejeição do movimento da contra reforma.
6.
(ITA) Para iluminar o interior de um armário, liga-se uma pilha seca de 1,5 V a uma lâmpada de 3,0 W e 1,0 V. A pilha ficará a uma distância de 2,0 m da lâmpada e será ligada a um fio de 1,5 mm de diâmetro e resistividade de 1,7 x 10–8 Ω.m. A corrente medida produzida pela pilha em curto circuito foi de 20 A. Assinale a potência real dissipada pela lâmpada, nessa montagem.
1
4,0 W
3,7 W
7,2 W
5,4 W
6,7 W
7.
(FUVEST-SP) A negociação de funding loan por Campos Sales teve, entre outros, o objetivo de:
1
Socorrer a cafeicultura em crise através de uma política de preços mínimos, formando estoques reguladores e proibindo o plantio de novos cafeeiros.
Reescalonar o ritmo das obras de combate à febre amarela e de embelezamento do Rio de Janeiro, de modo a aliviar as dívidas do tesouro.
Colocar um ponto final nas revoltas internas brasileiras, principalmente no que se refere à Revolução Federalista e à Guerra de Canudos.
Punir os governadores dissidentes, utilizando-se da pressão econômica e ameaçando de execução as dívidas de seus Estados com a União.
Suspender o pagamento dos juros da dívida externa por três anos e do capital por treze anos.
8.
(UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:
1
a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.
pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
9.
(PUC-PR) A molaridade de uma solução de ácido sulfúrico a 75%, em massa, e de densidade igual a 1,7 g/ml é aproximadamente:
1
13,0 M
15,0 M
26,0 M
6,5 M
17,2 M
10.
(PUC-PR) O coeficiente de x^5 no desenvolvimento de (x² – 4x +4)^4
1
-56
-448
-2688
-12
-8.945.664
Conclua o teste
Recomeçar o teste
Salvar progresso
Voltar para:
DESAFIO II – APOSTILA II